
Chegou a hora da retomada!
Nota: agradecimentos à Paula Santana por esse texto maravilhoso e por compartilhar a imagem fotografada por M. Gorete C. Procópio. Que Nhanderu nos acolha!!!
Autoria do Texto: Paula Santana*
O povo Assurini louva o Jacaré todos os anos. O jacaré é um bicho que olha de lado, por cima do espelho d’água e observa ao longe porque sabe das coisas. Por isso, a festa do jacaré dos Assurini é um espaço educativo e de manifestação de saberes, em que os mais novos têm a oportunidade de aprender com os mais velhos. Melhor analogia para o dia de hoje não há. Quiseram nos assustar e nos matar. Como um jacaré à espreita, esperamos no tempo da natureza. Seguimos em frente com a cabeça erguida e a mira afiada, aguardando com sagacidade. Celebrar o jacaré é um rito de fortalecimento e de vitória para os Assurini, e pra gente também. No posto de saúde, encontrei outras educadoras desse sertão véio de guerra e os sorrisos escapavam das máscaras pelos olhos. Estávamos vivas e juntas num abraço cósmico. A festa do Jacaré está só no começo. Agora que aprendemos um bocado à espreita, partiremos pra luta! Chegou a hora da retomada! Por mais vacinas para todos! Por comida no prato! Por justiça pelos que tombaram! Como ensinou cacique Xicão sabiamente, avançaremos!
(*)Paula Santana: socióloga, antropóloga, poeta, editora, escritora, agitadora cultural, professora do Curso de Ciências Sociais, UFRST.
Muito sabedoria dos nossos parentes assurini.Jacaré é um bicho esperto que merece nosso respeito.
CurtirCurtir
Agradecida pela leitura. Fique com Tupã.
CurtirCurtir