SANTANA, Paula. Os cheiros do vento sul. Serra Talhada/PE: Ed. da Autora, 2020.

Ficha Técnica

Ameríndia, novembro, dia 5 de 2019

Paula Santana: irmã de luta, poet’amiga.

Ao folhear as páginas do seu diário de campo, veio a ideia de escrever esta Carta para espantar as mazelas que se agregam não só ao Dia de Finados: dia de não esquecer a invasão de posseiros e a geografia violentada; dia também de lembrar que onde tem angico tem nascente e vem daí a ciência indígena pra macerar fumo brabo. Que honra, trilhar pelo caminho ancestral!

O cotidiano da história está prenhe de desafios. Pelo dito popular, “o mar não está p’ra peixe”. Apesar do mar de ódio/óleo, os cheiros do Vento Sul permitem o direito de sonhar, de adoçar a vida, de pensar ou dizer em voz alta a poesia tecida nas coisas bonitas que você viu no desenho das pedras, no sono dos pássaros, no voo dos peixes, na sombra da embaúba e no sagrado dos rios.

Querida Paula, o seu diário é de um aprendizado tão instigante que deixa na gente uma vontade enorme de abraçar, outra vez, o Velho Chico e o Rio Negro: pedagogia viva e cura dos povos ribeirinhos. Penso também nos Potiguara, nos Pankararu, nos encantados: amados praiás; e no abraço carinhoso que se recebe quando a gente chega ou se despede da aldeia. É sinestésica a leitura que vem do seu diário e não poderia ser diferente, pois o cheiro do banho de ervas (calêndula, lavanda, alecrim e canela) e do campiô acolhem o ser poético, o xamãnico e a encantadora de história que habitam na sua escritura híbrida.

Como esta Carta não termina aqui, dou-me o direito de um intervalo pra sustentar o fôlego e subir a serra; fôlego pra escutar o vento e fazer um giro completo em torno do Sol, como quer a poesia.

Saudações indígenas,

Graça Graúna

(Filha de Tupã, do povo Potiguara/RN)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s