Escrevi uns versos que, aos poucos, se transformou em haikai; à semelhança de um casulo que vira borboleta. Até acho atrevimento de minha parte dizer que escrevo haicais; não sou haijin/poeta, mas gosto de poesia e poetas. Muitas vezes, tento driblar os desassossegos com a alma da palavra, da música, da pintura e logo me recupero como sugere o haikai do peixe, da borboleta e outras formas do sagrado que habitam o nosso Rio Catu (RN): 

Corro entre as pedras

em direção ao Catu:

nosso Rio bonito

Escrever, pintar, cantar são formas de resistência. Quando escrevo, rabisco e solto “o fantasma da minha voz” (como diz a canção), então respiro. Não fosse assim, o poeta Drummond não suportaria as dores do mundo; o poeta Bandeira não respiraria e cá, entre nós, eu não estaria aqui, expondo o instante da palavra e as tessituras da ancestralidade, da minha alma. Nessa inquietude, vasculhei a memória, rabisquei ideias para ilustrar o poema.

Folheei velhos livros, procurei amigos e veio uma luz: um amigo com engenho e arte. Ele mesmo, Nilton Xavier que domina os pincéis e aquarela poeticamente o azul do céu e as águas dos rios. Ele aquarela com amor a paisagem sagrada dos povos originários do Rio Grande do Norte.

Aquarela: Niton Xavier, set.2021

E foi assim, que os Encantados acolheram o meu desejo de chegar (nesse restinho de primavera) mais perto de um rio, do nosso bonito Rio Catu. Enviei o haikai para Nilton e ele, generosamente, ilustrou. Como se não bastasse, ele também explicou que “as abstrações (na aquarela) são motivos potiguara da pintura corporal usados no Catu, a saber, o peixe e a borboleta”. Gratidão, Nilton Xavier. Na sua arte habita a tessitura dos sonhos e sendo assim, saúdo com o meu pequeno poema e a sua pintura os/as parentes da aldeia e do Rio Catu.

Que a força de Tupã e dos Encantados nos acolha!

Graça Graúna (filha da nação potiguara/RN)

4 comentários sobre “Imagem-palavra: Rio Catu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s